Você sabe quais são as principais tendências de decoração nesse ano?

Ano vai, ano vem e precisamos falar em tendências de decoração. Acompanhar as cores do momento, as texturas e padronagens em destaque, os tipos de recursos mais usados por decoradores e arquitetos. Enfim, o que será que estará em alta agora em 2020?

Renovar é preciso, afinal, nossas preferências mudam com o passar do tempo, assim como as novidades, que vêm e vão. Para deixar a casa com um visual novo, além de confortável, elegante e cheia de estilo, é importante buscar por formas de transformar os ambientes. Então acompanhe, agora, as principais tendências que prometem se destacar neste ano.

Decoração sustentável

Sustentabilidade é a palavra da vez, e não é de hoje. O tema já veio ganhando forças em 2019 e promete conscientizar mais pessoas sobre os impactos ao meio ambiente e o uso dos recursos naturais. Tanto que, como uma das principais tendências de decoração, ser sustentável deixou de ser apenas um estilo de vida e agora vem para compor o décor.

Esse pensamento ecologicamente correto pode ser visto em produtos desenvolvidos a partir de materiais reciclados e que não causam danos à natureza. Inclusive, você já pode encontrar muita coisa nas prateleiras das lojas, como:

  • móveis feitos com madeira de reflorestamento;
  • luminárias e painéis de materiais dispensados;
  • objetos decorativos e funcionais feitos de bambu e outros materiais naturais.

A ideia principal do conceito de decoração sustentável é evitar o desperdício e reaproveitar tudo o que temos ao nosso redor. O resultado disso é um ambiente leve, aconchegante, cheio de personalidade e em prol de uma causa verde.

Minimalismo

Sabe aquela expressão “menos é mais”? Pois ela também vem com força total em 2020, muito alinhada, aliás, ao conceito de decoração sustentável. A proposta de adotar um estilo mais minimalista valoriza um visual clean, com móveis e objetos decorativos essenciais para o dia a dia, sem exageros ou peças superficiais.

Assim como a sustentabilidade, o minimalismo é um estilo de vida, que começa a ganhar espaço em outras áreas, como a decoração. E sabe qual é a melhor forma de substituir os excessos e criar uma composição mais leve e relaxante? Por meio do uso de mobiliário multifuncional. Veja alguns exemplos:

  • pufes e camas com baú para guardar coisas;
  • carrinhos para as mais variadas funções (fruteira, cooler, plantas etc.);
  • bancos com gavetas e mesas com extensão;
  • mesas dobráveis para home office ou para a cozinha.

Uma das maiores vantagens da decoração minimalista é o espaço que fica para a circulação de pessoas. Afinal, se você usa apenas o essencial, o caminho fica livre para ambientes mais funcionais e com um visual limpo.

Ambientes integrados

Mais um tipo de comportamento ligado ao estilo de vida tem tudo para virar uma tendência de decoração cada vez mais presente. Já reparou em como as pessoas, hoje, buscam passar mais tempo juntas quando estão em casa? Seja para receber família e amigos ou pelo simples fato de conviver, principalmente na hora de cozinhar, sem se isolar.

Por isso que os ambientes integrados, seguindo o padrão de “open concept” (conceito aberto), queridinho dos norte-americanos, fazem parte dos projetos de decoradores e arquitetos. A grande vantagem é a integração entre as pessoas, que passa a ser valorizada. Além disso:

  • a casa ou o apartamento parece maior do que realmente é;
  • o ar circula com mais facilidade, assim como a luz natural;
  • a falta de divisões com paredes proporciona maior convívio social, praticidade para o dia a dia, qualidade de vida e bem-estar.

Pode ser utilizada em ambientes internos e também para unir áreas internas e externas, como as sacadas integradas, cada vez mais comuns, ou até mesmo varandas gourmet. Ambientes integrados geram uma sensação de liberdade maior e integração entre as pessoas.

Padronagem disruptiva

Aqui está uma tendência que segue o caminho contrário ao do minimalismo. Sabe o que isso significa? Que tem decoração para todos os gostos e estilos, o que é muito bom. Pois então, a padronagem disruptiva propõe a adoção de quebra de paradigma em capas de almofadas, estampas adesivas nas paredes, tapetes, cortinas e outros objetos decorativos.

Em poucas palavras, a ideia é ousar mesmo e sem medo de exagerar. Afinal, o objetivo é criar ambientes divertidos e cheios de personalidade, combinando padrões de estampas diferentes entre os diversos elementos que fazem parte da composição. Vale investir em linhas tradicionais, formas geométricas, desenhos assimétricos e o que a imaginação pedir.

Paredes com colagens

Seguindo nessa linha mais criativa e com um toque fun, outra tendência de decoração é o uso de colagens nas paredes. A ideia é criar “quadros” personalizados na sala de estar ou jantar, no quarto ou no escritório, dos mais variados tamanhos e cores. 

De forma resumida, saem os quadros tradicionais pendurados nas paredes e entram as composições criadas a partir de colagens e fotografias. Se você é fã de gallery wall, vai se identificar com esse estilo divertido, descolado e artesanal. O mais legal é que dá para usar desde grandes desenhos a pequenos recortes. 

Automação residencial

Por fim, para fechar a lista das principais tendências de decoração para 2020, vamos falar de tecnologia. Afinal de contas, a transformação digital já invadiu o ambiente corporativo e também quer entrar na sua casa por meio da automação residencial. 

Você já deve ter visto muitos filmes e séries que exploram o tema, além de desenhos mais antigos, como os Jetsons. Já pensou contar com uma casa inteligente? Pois com a evolução da Internet das Coisas (Iot), tudo caminha para que isso aconteça muito em breve. Aliás, veja algumas opções de sistemas desenvolvidos para automatizar o lar:

  • fechaduras digitais e campainhas integradas ao celular;
  • cortinas que abrem e fecham por controle remoto ou com agendamento prévio;
  • aparelhos que controlam a intensidade da luz e a temperatura;
  • aquecimento de pisos frios, como os do banheiro;
  • assistentes virtuais, que podem fazer ligações, selecionar uma playlist, avisar sobre o clima ou lista de compras, ligar a cafeteira, entre outros afazeres.

Estes são apenas alguns exemplos de sistemas inteligentes, que já são uma realidade para deixar sua casa automatizada, mais prática e moderna. Talvez o futuro tecnológico esteja mais perto do que se imagina, ao menos na decoração de interiores.

Se você gosta de renovar a casa de tempos em tempos para criar um visual novo e fresquinho, é importante acompanhar as últimas tendências de decoração. Somente assim, você ficará por dentro do que está em alta e poderá aproveitar ao máximo as novidades para transformar os ambientes do seu lar doce lar. Afinal, esse será o espaço para recarregar as energias no final do dia e aproveitar bons momentos com família e amigos.

Gostou de saber sobre as últimas tendências? Então, aproveite e comece a nos seguir no Instagram e no Facebook para se inspirar ainda mais.

Receba notícias e novidades sobre decoração prática.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.