Decoração prática: 7 dicas para deixar sua casa mais moderna

Às vezes bate uma vontade de mudar, não é mesmo? E não precisa ser para uma casa nova. Você pode apostar em uma decoração prática a fim de dar novos ares a um ambiente, ou vários, e conquistar um visual mais atual, seguindo as últimas tendências. 

Transformar sua casa em um lar, do jeito que você sempre sonhou, não é uma missão apenas para quem tem muito dinheiro, peças de grife ou com design que é referência. Sem ter que mudar de endereço ou fazer grandes investimentos, é possível viver em um lugar charmoso, aconchegante, funcional e moderno. 

A partir de algumas dicas simples e um pouco de criatividade, você pode aproveitar melhor os espaços e renovar os móveis, além de caprichar no décor. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!

1. Use adesivos nos ambientes

Uma das dicas mais comuns da decoração prática vem com o uso de cores, por meio da pintura, aplicação de papéis de parede ou adesivos. A terceira opção é a mais prática, já que ajuda a mudar o visual de forma rápida e sem a necessidade de tirar o revestimento:

  • uso versátil em paredes ou móveis;
  • fácil de aplicar e remover para os mais variados tipos de superfícies (vidros, alvenaria, metais);
  • instalação prática, que pode ser feita por você.

Aliás, sabia que muitos modelos até imitam o efeito que um revestimento de azulejo? Vale destacar que, diferente do material original, o adesivo é mais barato para instalar e ainda faz menos sujeira.

2. Aproveite a luz natural

A luz natural é uma das maiores aliadas de qualquer casa. Além de melhorar a sensação de bem-estar físico e mental de seus moradores, ela também ajuda na economia de energia e na circulação do ar, com as janelas abertas para uma ventilação mais natural e arejada.

A iluminação artificial (luminárias, lustres, abajures, spots de luz, arandelas etc.) também é importante, desde que usada como complemento. Direta ou indireta, embutida em gesso rebaixado, pendente ou em trilhos, cada ambiente pede uma luminosidade diferente, assim como um estilo de design que combine com o décor.

3. Dê uma repaginada nos móveis

Seguindo uma tendência que está sempre em alta, o Do It Yourself – DIY (Faça Você Mesmo) é uma boa forma de criar um novo visual para o mobiliário antigo. Muita gente já pensa logo em trocar, mas às vezes uma pintura diferente é o suficiente. E não faltam opções de mudanças para os móveis: 

  • pintura de pátina;
  • adesivos que criam efeitos (metal, pedra, madeira);
  • apliques de tecidos etc. 

Pode transformar móveis antigos em novos, reformar, encapar, pintar, colocar uma textura. Deixe a imaginação rolar. Na web, você encontra vários tutoriais criativos e muitas dicas para começar a reciclar e a se inspirar.

4. Inclua plantas e flores na decoração

Naturais ou artificiais, na forma de hortas de temperos ou plantas decorativas, em vasos de chão ou suspensos, em cachepôs ou floreiras verticais, plantas e flores deixam a casa mais bonita. Além disso, elas purificam o ar e aumentam a sensação de bem-estar.

Assim como a iluminação, existe um verde ideal para cada espaço, ou melhor, para cada tipo de decoração. Ambientes mais modernos combinam com suculentas e cactos em terrários ou plantas suspensas, enquanto casas de campo vão bem com vasos floridos. 

Um décor mais industrial pode ser complementado por samambaias ou paredes vivas, por exemplo. Hortas com temperinhos são ótimas opções para apartamentos pequenos, já que ocupam pouco espaço e são práticos na hora de cozinhar.

5. Aposte em tapetes e cortinas na composição

Tapetes e cortinas são os queridinhos da decoração de ambientes. Enquanto o primeiro pode ser utilizado como ponto focal no décor ou para delimitar espaços, o segundo passa aquele ar de aconchego, conforto e privacidade.

Mas as cortinas também podem ajudar a dividir os ambientes, além de manter a continuidade visual. Elas podem cumprir a mesma função de painéis e biombos, só que de um jeito mais flexível, já que são mais leves e versáteis. Isto é, podem ser confeccionadas sob medida para delinear uma determinada área.

6. Combine estética e funcionalidade

Ter uma casa bonita é bom, mas contar com ambientes funcionais é melhor ainda. Por isso, ao redecorar os espaços, leve em conta a estética que você quer adotar, seu estilo de decoração prática, bem como a funcionalidade das coisas, na medida certa.

Sabe aqueles móveis que podem ser 2 em 1? Além de contarem com um design interessante, são funcionais para o dia a dia e, geralmente, ocupam pouco espaço. Alguns exemplos incluem pufes com baú, sofás que viram camas, mesas dobráveis, entre outros. Use a criatividade e imprima o seu estilo em cada ambiente.

7. Pense de uma forma mais sustentável

O que você acha de um estilo de vida mais sustentável? Pois, cada vez mais, as pessoas têm se preocupado em como suas escolhas afetam o meio ambiente e o uso dos recursos naturais. E esse pensamento verde pode vir de casa, na hora de repensar a decoração. 

Uma dica é optar pelo uso de materiais renováveis ou reaproveitar o mobiliário que você já tem, com uma pintura nova ou até mesmo outra proposta de uso, como sugerido no item 3 da lista. Além de mais sustentáveis, são os caminhos mais econômicos de uma decoração prática. 

Praticidade faz parte do estilo de vida da maior parte das pessoas, muito em função do dia a dia sempre corrido. O lar é onde todos podem descansar e recarregar as energias. Por isso, além de beleza para os olhos, é importante que ele passe bem-estar e conforto.

Viu só como a decoração prática pode mudar todos os ambientes do seu lar doce lar? Aliada a ela, boas ideias, criatividade e força de vontade levam a uma casa mais moderna, ao mesmo tempo em que pode ser confortável e aconchegante. Com dicas simples, tutoriais on-line e seu estilo de décor, você pode ter uma casa bem decorada e sem gastar muito.

Gostou das dicas? Qual delas você vai usar para renovar a decoração da sua casa? Deixe aqui nos comentários e compartilhe com a gente.

Receba notícias e novidades sobre decoração prática.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.