4 dicas de como decorar um quarto infantil
Produzir um ambiente especialmente para as crianças é uma chance de entrar em mundo lúdico e cheio de descobertas. Por isso é tão importante saber como decorar um quarto infantil, afinal, aquele será o universo particular do pequeno.
Como os clientes desse projeto são curiosos e estão sempre prontos para aventuras, a tarefa se torna ainda mais empolgante, além de possibilitar várias composições. Com muita criatividade e foco no desenvolvimento da criança, é possível montar um cômodo mágico, onde ela se sinta acolhida e à vontade.
Para ajudar, vamos mostrar 4 dicas para acertar nesse projeto e compor o quarto infantil dos sonhos. Quer ver? Então, confira!
1. Invista em móveis seguros e funcionais
Os móveis têm um papel importante no quarto. Além de ocuparem a maior parte do espaço — e de chamarem mais atenção —, essas peças precisam garantir a funcionalidade.
É possível investir em uma cama com formato diferente, como de casa, desde que o material seja resistente e seguro para os pequenos. Afinal, você sabe que as crianças adoram subir e se equilibrar em tudo, não é mesmo?
Também é fundamental evitar peças com vidro ou quina pontiaguda para que não aconteçam acidentes. Dê preferência aos móveis que possam ser utilizados futuramente e não em somente uma fase da vida da criança.
Tire a medida correta do cômodo antes de escolher os móveis e certifique-se de que haja uma boa área de circulação. Afinal, o pequeno também usará o espaço para brincar e precisa conseguir se locomover.
2. Utilize nichos para facilitar a organização
Outra dica para saber como decorar um quarto infantil é verticalizar o ambiente com o uso dos nichos. Já que ficarão nas paredes, eles não ocupam espaço útil no cômodo e são excelentes para exibir brinquedos e até deixar tudo em seu devido lugar.
É possível posicioná-los em uma altura elevada ou na altura das crianças. Assim, elas exercem a sua independência ao pegarem o que desejam e ainda são ensinadas a organizar os brinquedos ou livros ao final da diversão.
Dá para usar nichos coloridos, de formatos diferentes, e até fazer uma composição com vários deles. O essencial é não colocar muitos itens em cada peça, para evitar que o visual fique confuso e desorganizado.
3. Inclua quadros e objetos divertidos
Os objetos decorativos dão personalidade ao quarto infantil e ajudam a conectar o ambiente ao seu pequeno dono. Os quadros são ótimos elementos para aproveitar as paredes e, para acertar, vale seguir o que a criança mais gosta.
Personagens de desenhos e filmes, frases, canções e imagens de animais são algumas ideias que podem estampar os quadros.
Os objetos divertidos, por sua vez, trazem descontração e entram no estilo da decoração. Luminárias com formas diferentes, móbiles em formato de nuvem e cordões de bandeirinhas estão entre as alternativas para enfeitar.
4. Aposte na aplicação de adesivos
Os adesivos infantis também dão um toque especial ao ambiente sem gastar muito e com fácil aplicação — e sem ocupar espaço extra! Há diversas opções de temas para gerar encanto ao entrar no quarto. Além disso, é uma boa ideia para quem não pode pintar as paredes do imóvel e quer uma mudança na decoração.
Que tal apostar no adesivo de árvore com régua de crescimento para registrar o desenvolvimento da criança? Outra alternativa que faz sucesso é o papel de parede adesivo em lousa. Dá para montar um espaço para o dono do cômodo desenhar e se expressar criativamente.
Saber como decorar um quarto infantil é fundamental para elaborar um mundo aconchegante e encantador para os pequenos. Mas, além de seguir nossas dicas, considere os gostos da criança e a sua idade, para que o cômodo seja tudo que ela sonha.
Gostou do post? Então, que tal compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e espalhar nossas dicas?